Livros para colorir: são ou não são literatura?
19:38:00Muitas polêmicas rondam esse mundo cibernético e uma das que me chamou atenção esses dias foi o caso Livros para colorir: são ou não literatura?
Estava ouvindo o LiterárioCast (O penúltimo que eles postaram), que falava sobre esses livros que estão na moda e viraram febre mundial. Tanta febre que, veja só, tem gente fazendo convite de casamento para colorir.
Foto: reprodução da internet. |
Para quem ainda não conheça, embora eu ache impossível alguém nunca ter ouvido falar, vou explicar o que são os tais livros que ganharam os corações tristes e as almas estressadas das pessoas ao redor desse planeta chamado Terra.
Há, na contemporaneidade uma doença que atinge muitas e muitas pessoas: o estresse. Esse companheiro ingrato que acompanha e entristece muita gente. Antigamente para combater o estresse (não tão antigamente assim), as pessoas praticavam algum esporte, procuravam um psicólogo ou até mesmo tomavam aquelas pílulas da felicidade lindas <3 (deixo aqui minha mensagem de carinho com muito amor para a fluoxetina)!
Porém hoje, meus amigos, existem os livros de colorir. A proposta desses livros é de aliviar o estresse das pessoas com a pintura de desenhos de flores, árvores e bichinhos fofos. Nunca entendi qual é a desse 'Jardim Secreto'. Assim como nunca entendi o objetivo real do 'Destrua esse Diário', mas isso é assunto para outro post.
"uso estético da linguagem escrita; arte literária."E mais, livros sempre foram aquilo que contém um montão de palavras, ambora alguns tenham algumas fotos e desenhos também. Eu sempre achei que fosse isso. Então, do que chamaremos esses "livros", já que eles não tem o essencial que um livro precisa ter para ser livro?
Portanto, unindo todas essas evidências dou o veredito. Não! O 'Jardim Secreto' e afins não são literatura. São simples e puramente formas de entreterimento e diversão. Assim como um dos participantes do LiterárioCast disse naquela ocasião, "São como os livros de palavras cruzadas Coquetel".
0 comentários